A planta Duosperma Quadrangulare é uma erva perene ou arbustiva, ereta (raramente decumbente), viscosa, glandular, aromática (quando esmagada) (frequentemente pirofítica) de porta-enxerto rastejante e raízes tuberosas, ou arbusto; caules de até 1(–1,5) m de altura, geralmente muito ramificados, quadrangulares, quando jovens, esparsamente a densamente glandular-puberulosos e com glândulas mais longas espalhadas (até 1 mm) misturadas, muitas vezes também com pêlos longos, pilosos, não glandulares de até 3 mm e com pêlos puberulosos não glandulares. Folhas muitas vezes imaturas na época da floração, elípticas a ligeiramente obovadas, maiores (maduras) 3–15≈1,3–5,5(–6,5) cm, ápice subagudo a arredondado, base longamente decorrente, sem pecíolo distinto, margem subinteira a dentada, glabra ou com pêlos longos e brilhantes espalhados nas veias, mais raramente uniformemente puberulosos. Flores solitárias ou em címulas de 3 flores, agregadas em cimeiras racemiformes que se agregam novamente em panículas ramificadas, indumentum como caules jovens mas com glândulas mais densas; brácteas foliáceas em direção à base, gradualmente menores para cima; pedúnculos de címulos com 10(–30) mm de comprimento; pedicelos com 0–2 mm de comprimento; bractéolas elípticas a orbiculares ou obovadas, 3–11 mm de comprimento, com ponta recurvada. Cálice com 6–11 (–14 no fruto) mm de comprimento, glandular-púberuloso ou densamente, geralmente também com longos pêlos pilosos; tubo com 5–6,5 mm de comprimento; dentes estreitamente triangulares a lanceolados, agudos, dorsais com 1–4,5 mm de comprimento, ventrais com 1,5–4 mm de comprimento e a parte livre com 1–3 mm. Corola branca a malva ou roxa, com manchas mais escuras no lábio inferior e palato marrom-alaranjado, 14–23 mm de comprimento, finamente sericosa ou esparsamente e com glândulas capitadas espalhadas na parte externa; tubo com 8–13 mm de comprimento, dos quais a garganta tem 2–4 mm; lábios com 5–10 mm de comprimento; lobos oblongo-obovados, 1,5–3,5 mm de largura, retusos a truncados; palato no lábio inferior com numerosos pêlos longos e rígidos direcionados para a garganta. Filamentos com 2–5 mm de comprimento, esparsamente puberulosos na base e com glândulas capitadas espalhadas em direção ao ápice; anteras com 1,5–2 mm de comprimento, conectivas com glândulas captadas geralmente densas. Lóbulos do estigma subiguais. Cápsula com 7–10 mm de comprimento, obovóide, glabra ou com glândulas espalhadas perto do ápice. Semente com 3–4 mm de comprimento. Figura 37, pág. 243.
Nome: Duosperma Quadrangulare (Klotzsch) Brummitt (família ACANTHACEAE)
O site Plannte.com informa que mais informações sobre a Duosperma Quadrangulare podem ser encontradas em livros científicos tais como:
Livro: Paleontology and Geology of Laetoli: Human Evolution in Context Volume 1: Geology, Geochronology, Paleoecology and Paleoenvironment· Volume 1
Publicação: 19 de janeiro de 2011
Editora: Springer Netherlands
Idioma: Inglês
Editor: Terry Harrison
Livro: Systematics and Geography of Plants Volumes 74 a 75
Publicação: 2004
Editora: National Botanic Garden (Belgium)
Idioma: Inglês
Colaborador: Jardin botanique national de Belgique
Livro: Flora of Tropical East Africa Parte 2
Publicação: 1952
Editora: Crown Agents for the Colonies
Idioma: Inglês
Colaborador: William Bertram Turrill