A planta Duosperma Crenatum é uma erva ou arbusto arbustivo ereto a decumbente ou agitado, aromático (quando esmagado), com até 2(?–3) m de altura; casca descascando em tiras de papel; caules jovens glabros a estrigosos-púberes ou seriço-puberulosos a pubescentes com pêlos largos e brilhantes, às vezes encaracolados. Folhas ovais a elípticas ou ligeiramente obovadas, maiores (2,5–) 4–10,5≈1,5–5,5 cm, normalmente com o dobro do comprimento da largura, ápice estendido em uma ponta aguda a acuminada ou aguda a acuminada (raramente arredondada), base atenuada cuneado com pecíolo mais ou menos distinto de 1(–2) cm de comprimento, subglabro a esparsamente seriço-puberuloso ou -púbere (abaixo mais denso ao longo das veias, acima uniformemente) com pêlos largos e brilhantes, margem crenada a dentada (raramente subinteira); bainha do pecíolo com 1(–2) mm de comprimento. Flores em cimeiras axilares condensadas de poucas a muitas flores, para cima gradualmente com menos flores e perto do ápice, muitas vezes com algumas flores solitárias; brácteas externas frondosas, com até 2,5 cm de comprimento; brácteas internas com até 1,5 cm de comprimento, contraídas acima de uma base hialina e com parte apical alargada ou lanceolada a estreitamente ovalada, glabra ou com pêlos largos e brilhantes dispersos a densos ao longo da nervura central e lâmina glabra a sericosa ou puberulosa, ciliada; bractéolas lanceoladas a estreitamente ovais ou oblanceoladas, até 1 cm de comprimento, agudas a acuminadas. Cálice com 4–8 (–11 no fruto) mm de comprimento, indumento como brácteas e bractéolas; tubo com 2,5–6 mm de comprimento; dentes estreitamente triangulares, agudos a acuminados, dorsais com 1–3 mm de comprimento, ventrais com 1–3 mm de comprimento, dos quais a parte livre tem 0,5–1 mm de comprimento. Corola branca ou branca cremosa com duas manchas vermelhas a roxas no lábio inferior, 7–11 mm de comprimento, minuciosamente sericoso-puberulosa; tubo com 4–6 mm de comprimento, dos quais a garganta tem 1–2 mm; lábios com 2–5 mm de comprimento; lóbulos oblongos, 1–1,5 mm de largura, truncados para reutilizados; palato indistintamente pregueado, sem pêlos longos e rígidos. Filamentos com 2–4 mm de comprimento, com alguns fios de cabelo próximos à base; anteras com 1–1,5 mm de comprimento, arredondadas, conjuntivas glabras ou com glândulas dispersas. Lobo do estigma dorsal com cerca de metade do comprimento ventral. Cápsula com 6–8 mm de comprimento, obovóide. Semente ± 4 mm de comprimento. Figura 38, 1–11, pág. 250.
Nome: Duosperma Crenatum (Lindau) PGMeyer (família ACANTHACEAE)
O site Plannte.com informa que mais informações sobre a Duosperma Crenatum podem ser encontradas em livros científicos tais como:
Livro: Vegetables
Publicação: 2004
Editora: Backhuys
Idioma: Inglês
Autor: G. J. H. Grubben
Livro: Plant Alkaloids A Guide to Their Discovery and Distribution
Publicação: 19 de dezembro de 2018
Editora: CRC Press
Idioma: Inglês
Autor: Lyle E Craker
Livro: CRC World Dictionary of Medicinal and Poisonous Plants Common Names, Scientific Names, Eponyms, Synonyms, and Etymology (5 Volume Set)
Publicação: 19 de abril de 2016
Editora: CRC Press
Idioma: Inglês
Autor: Umberto Quattrocchi