Brillantaisia Owariensis Planta

A planta Brillantaisia Owariensis é uma erva perene ou arbustiva, geralmente glandular e pegajosa; caules de até 2 m de altura, eretos ou enraizados na base, glabros a crespos-puberulosos, às vezes também com longos pêlos pilosos. Folhas com pecíolo que pode chegar a 14(–17) cm de comprimento. Elas têm uma lâmina oval-cordiforme ou ampla, com um comprimento de 11–28≈6–20 cm e um ápice acuminado, que às vezes é alongado em uma ponta curta e obtusa, base cuneada a cordada, margem regular a irregular e às vezes grosseiramente crenada-dentada (raramente subinteira), glabra a densamente puberulosa nas veias, glabra a esparsamente puberulosa na lâmina. Panícula de muito frouxa a estreita e contraída, (5–)10–45 cm de comprimento, finamente puberulosa e com pêlos glandulares largos e geralmente densos, muitas vezes também com pêlos longos e pilosos; brácteas primárias verdes a arroxeadas, ovais a elípticas ou obovadas, do tamanho da folha até 10≈3 mm próximo ao ápice, finamente puberulosas e com longos pêlos pilosos, em direção ao ápice com glândulas capitadas pedunculadas; brácteas secundárias lanceoladas a elípticas, 5–18≈2–5 mm; pedicelos com 0,5–7(–11) mm de comprimento. Cálice roxo escuro, com glândulas capitadas densas, ± pêlos puberulosos e ± pêlos pilosos dispersos; lobos linear-lanceolados, afinando gradualmente para distintamente espatulados, ventral e lateral (8–)12–19 mm de comprimento, dorsal (10–)14–21 mm de comprimento. Corolla lilás claro a profundo, roxo claro a profundo ou azul a azul escuro com garganta branca, (25–)30–53 mm de comprimento, com cerdas glandulares roxas a roxas escuras; tubo com 7–14 mm de comprimento; lábio inferior com 20–38 mm de comprimento, lobos com 2–5 mm de comprimento, ovais, subagudos (laterais) ou arredondados. Filamentos e estilo brancos; anteras pretas, (5–)6–9(–11) mm de comprimento, peludas ao longo do conjuntivo; estaminódios filiformes, com 10–15 mm de comprimento, alargados apicalmente. Cápsula (17–)20–35 mm de comprimento, válvulas com 2–3 mm de largura, glandular-puberulosa e geralmente com pêlos não glandulares mais longos. Semente ± 1,5 mm de comprimento.

A planta Brillantaisia Owariensis é uma erva perene ou arbustiva, geralmente glandular e pegajosa; caules de até 2 m de altura, eretos ou enraizados na base, glabros a crespos-puberulosos, às vezes também com longos pêlos pilosos. Folhas com pecíolo de até 14(–17) cm de comprimento; lâmina oval-cordiforme ou amplamente, maior 11–28≈6–20 cm, ápice acuminado, às vezes alongado em uma ponta curta e obtusa, base cuneada a cordada, margem regular a irregular e às vezes grosseiramente crenada-dentada (raramente subinteira), glabra a densamente puberulosa nas veias, glabra a esparsamente puberulosa na lâmina. Panícula de muito frouxa a estreita e contraída, (5–)10–45 cm de comprimento, finamente puberulosa e com pêlos glandulares largos e geralmente densos, muitas vezes também com pêlos longos e pilosos; brácteas primárias verdes a arroxeadas, ovais a elípticas ou obovadas, do tamanho da folha até 10≈3 mm próximo ao ápice, finamente puberulosas e com longos pêlos pilosos, em direção ao ápice com glândulas capitadas pedunculadas; brácteas secundárias lanceoladas a elípticas, 5–18≈2–5 mm; pedicelos com 0,5–7(–11) mm de comprimento.
Brillantaisia Owariensis Planta

 

Nome: Brillantaisia ​​​​Ovariensis P.Beauv. (família ACANTHACEAE)

O site Plannte.com informa que mais informações sobre a Brillantaisia Owariensis podem ser encontradas em livros científicos tais como:

Livro: The Botanical Magazine: Or, Flower Garden Displayed Etc
Publicação: 1853
Editora: Couchman
Idioma: Inglês
Autor: William Curtis
Colaboradores: John Sims, Joseph-Dalton Hooker, Samuel Curtis, William Jackson Hooker

Livro: Curtis’s Botanical Magazine Volume 79
Publicação: 1853
Editora: Reeve Brothers
Idioma: Inglês
Autor: Sir William Jackson Hooker
Colaboradores: Bentham-Moxon Trust, David Prain, Otto Stapf, Royal Botanic Gardens, Kew, Royal Horticultural Society (Great Britain), Stanley Smith Horticultural Trust

Livro: Flora of the Sudan-Uganda Border Area East of the Nile: Catalogue of vascular plants, 2nd pt. Vegetation and phytogeography
Publicação: 2005
Editora: (of Sciences and Letters) Royal Danish Academy
Idioma: Inglês
Autor: Ib Friis, Kaj Vollesen, Erik Prins, Jon Fjeldsa