Acanthopale Laxiflora Planta

A planta Acanthopale Laxiflora é uma erva arbustiva ou arbusto de madeira macia que pode atingir até três metros de altura. Os caules jovens são alados e têm pelos comprimidos ao longo de todo o entrenó ou glabros). Folhas com pecíolo de 1–4 cm de comprimento em folhas maiores, sem ou com alguns pelos longos e espalhados nas bordas; lâmina oval a elíptica, maior 6,5–15(–18,5)≈2,5–5(–7) cm, com base atenuada, formato cuspidado, pelos espalhados ao longo da nervura central, veias abaixo e alguns na lâmina acima. Flores em racemos alongados de até 16 cm de comprimento; pedúnculo de até 1,5 cm de comprimento, alado, glabro ou com pelos esparsos e comprimidos; entrenós até 3,5 cm de comprimento, alados; brácteas às vezes arroxeadas; pedicelos com até 1 mm de comprimento; bractéolas lineares a oblanceoladas, 10–16 mm de comprimento, às vezes com parte apical recurvada, glabra ou com pelos comprimidos na nervura central, com alguns pelos espalhados nas bordas próximas à base, às vezes também com glândulas capitadas pedunculadas. Cálice com 7–12 mm de comprimento, glabro ou esparsamente seriço ao longo da nervura central, com pelos curtos e espalhados na margem, às vezes também com glândulas capitadas pedunculadas, lobos lineares, subagudos ou obtusos. Corola branca com garganta roxa ou com linhas roxas na garganta, esparsamente peluda em uma faixa dorsal estreita; tubo abaixo da fixação dos estames com 5–8 mm de comprimento, garganta com 13–20 mm de comprimento e 10–20 mm de diâmetro apicalmente, lóbulos com 4–7 mm de comprimento, agudos ou bífidos no ápice. Parte livre dos filamentos com 7–10 e 10–13 mm de comprimento, apenas peludos na base; anteras com 3–4 mm de comprimento; lobo ventral do estigma ± 3 mm de comprimento. Cápsula com 13–14 mm de comprimento. Semente não vista.

Erva arbustiva ou arbusto de madeira macia até 3 m de altura; caules jovens alados, com pêlos comprimidos nos nós (raramente ao longo de todo o entrenó ou glabros). Folhas com pecíolo de 1–4 cm de comprimento em folhas maiores, sem ou com alguns pêlos longos e espalhados nas bordas; lâmina oval a elíptica, maior 6,5–15(–18,5)≈2,5–5(–7) cm, ápice acuminado a cuspidado, base atenuada, com pêlos espalhados ao longo da nervura central e veias abaixo e com alguns pêlos na lâmina acima. Flores em racemos alongados de até 16 cm de comprimento; pedúnculo de até 1,5 cm de comprimento, alado, glabro ou com pêlos esparsos e comprimidos; entrenós até 3,5 cm de comprimento, alados; brácteas às vezes arroxeadas; pedicelos com até 1 mm de comprimento; bractéolas lineares a oblanceoladas, 10–16 mm de comprimento, às vezes com parte apical recurvada, glabra ou com pêlos comprimidos na nervura central, com alguns pêlos espalhados nas bordas próximas à base, às vezes também com glândulas capitadas pedunculadas.
Acanthopale Laxiflora Planta

 

Nome: ACANTHOPALE Laxiflora C. B. Clarke (família ACANTHACEAE)
Isótipo de Acanthopale laxiflora (Lindau) C. B. Clarke (família ACANTHACEAE)

Localidade: Kilimanjaro: floresta acima de Kidia
País: Tanzânia

O site Plannte.com informa que mais informações sobre a Acanthopale Laxiflora podem ser encontradas em livros científicos tais como:

Livro: Vegetables
Publicação: 2004
Editora: Backhuys
Idioma: Inglês
Autor: G. J. H. Grubben

Livro: Flora of Tropical East Africa
Publicação: 1952
Editora: Crown Agents for the Colonies
Idioma: Inglês
Colaborador: William Bertram Turrill

Livro: Edible wild plants of Tanzania
Publicação: 2002
Editora: Regional Land Management Unit/Sida
Idioma: Inglês
Autores: Christopher K. Ruffo, Ann Birnie, Bo Tengnas