A planta Avicennia Marina, geralmente conhecida como mangue cinza ou mangue branco , é uma espécie de árvore de mangue classificada na família de plantas Acanthaceae (anteriormente nas Verbenaceae ou Avicenniaceae ). Tal como acontece com outros manguezais, ocorre nas zonas entremarés das áreas estuarinas.
Os seus manguezais cinzentos podem atingir uma altura de 3 a 10 metros (9,8 a 32,8 pés) ou até 14 metros (46 pés) em áreas tropicais. Um arranjo retorcido de vários ramos é conhecido como traje. Casca suave, cinza clara com flocos finos, rígidos e quebradiços. O nome comum descreve a característica que pode ser desbloqueada. As folhas são grossas e medem 5 a 8 cm (2,0 a 3,1 pol.) de comprimento. A superfície superior é verde clara e brilhante, enquanto a superfície abaixo é branco-prateado ou cinza, com pêlos emaranhados muito pequenos.
Possui raízes aéreas (pneumatóforos), como acontece com outras espécies de Avicennia; Estes crescem até um diâmetro de 1 centímetro (0,39 pol.) e uma altura de aproximadamente 20 centímetros (7,9 pol.). Uma planta pode absorver a oxigênio deficiente em seu habitat por causa disso. A planta também fica ancorada no substrato macio dos sistemas de maré durante uma inundação frequente da água do mar por essas raízes.
As flores têm cachos de três a cinco e variação de branco e amarelo dourado. Eles têm menos de 1 centímetro (0,39 pol.) de diâmetro. O fruto contém cotilédones grandes que cobrem o novo caule da muda. Isso produz sementes grandes e carnudas que germinam frequentemente na árvore e caem como mudas.
Embora a manga cinza possa ter um crescimento reduzido em condições de água muito salinas, ela pode crescer em toda a altura em águas com água salgada e doce. A espécie libera sais pelas folhas para suportar uma alta salinidade.
O mangue cinza é uma árvore extremamente variável, e suas formas e ecossistemas são muito parecidos com outros mangues. É capaz de suportar condições climáticas extremas, ventos fortes e uma variedade de doenças e práticas. É pioneira em solos lamacentos com valor de pH de 6,5 e 8,0, mas é intolerante à sombra.
Nome: Marina Avicennia (Forssk.) Vierh. (família ACANTHACEAE)
Localidade: Península da Malásia Pulojava
País: Malásia
O site Plannte.com informa que mais informações sobre a Avicennia Marina podem ser encontradas em livros científicos tais como:
Livro: Plant Resources of Tropical Africa (PROTA)
Publicação: 2008
Editora: PROTA Foundation – Backhuys Publ.
Idioma: Inglês
Autor: G. J. H. Grubben
Livro: The Botany of Mangroves
Publicação: 1994
Editora: Cambridge University Press
Idioma: Inglês
Autor: P. B. Tomlinson, Philip Barry Tomlinson
Livro: Growing on the Edge
Publicação: 2008
Editora: VUBPRESS Brussels University Press
Idioma: Inglês
Autor: Nele Schmitz